terça-feira, 27 de novembro de 2012

Em Três Lagoas, 70 estudantes vencedores de gincana ambiental visitam cinema

Em Castilho, outro município beneficiado pela construção da ponte sobre o Rio Paraná, 50 alunos que participaram de ação promovida pelo projeto G-Pontes já realizaram o passeio

Como prêmio por vencerem a gincana ambiental promovida pelo projeto G-Pontes no último mês de setembro, estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes, na Vila Piloto, em Três Lagoas, vão visitar o cinema da cidade na próxima sexta-feira (30). No total, 73 dos 470 alunos da unidade de ensino serão beneficiados com a ação desenvolvida pelo projeto de gestão ambiental que ocorre em paralelo à construção da ponte sobre o Rio Paraná, na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo.


O G-Pontes é um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Do lado paulista, em Castilho, após uma disputa que mobilizou toda a Escola Municipal Dr. Youssef Kassab, os alunos já puderam prestigiar o prêmio: uma visita ao cinema de Andradina, cidade mais próxima a Castilho que possui salas de cinema. O passeio ocorreu em 13 de novembro e contou com o apoio da administração municipal, que cedeu o ônibus para o transporte dos estudantes. O grupo de 47 alunos, composto por representantes de todas as séries, teve a oportunidade de assistir um filme em 3D.

O objetivo da disputa nas duas escolas, ambas realizadas durante a campanha Setembro sem Lixo – é papel de todos preservar, foi auxiliar na integração dos estudantes a partir da abordagem de questões ambientais como, por exemplo, reciclagem e destinação correta do lixo. Durante a gincana, as crianças foram separadas em 10 equipes e responderam perguntas relativas à temática ambiental, participaram de provas que exigiam certa habilidade motora e também aprenderam a separar materiais recicláveis.

Um mundo colorido e diferente
Os alunos de Castilho viram o filme “O mar não está para peixe 2”. A visita ao cinema foi a realização de um sonho para parte dos estudantes. Renner Ramos, de 10 anos, está no 4º ano e sempre quis ver um filme na tela gigante, mas os pais nunca puderam levá-lo. Logo, o passeio propiciado pelo G-Pontes e viabilizado com o apoio da construtora responsável pela obra foi a chance de o menino conhecer um mundo colorido e distinto. “Foi diferente, parecia que tudo estava mais perto, que ia pular da tela. É tudo mais colorido aqui, legal”, comentou Renner.

De acordo com a professora Suelen Alves Barbosa, uma das acompanhantes do grupo, a expectativa pelo passeio envolveu toda a comunidade escolar, inclusive os próprios pais: “A grande maioria das crianças não tem acesso a este tipo de passeio, pois são alunos de famílias muito carentes e o custo do ingresso costuma ser alto”.

Já a inspetora Queila Regina de Araújo Grassi, que também acompanhou os estudantes, acredita que atitudes como a promovida pela UFPR auxiliam tanto na conscientização ambiental como na própria convivência e comportamento das crianças. “Além disso, é bom ver a reação delas, diante de algo novo e prazeroso”, destaca a inspetora.

Programa de Comunicação Social
A atividade é uma iniciativa do Programa de Comunicação Social, um dos 13 programas socioambientais do projeto G-Pontes e que tem como objetivo garantir e monitorar o acesso a informações a todos os públicos envolvidos com a construção da ponte sobre o Rio Paraná. Nesse sentido, tem por finalidade principal apresentar as ações a serem realizadas no âmbito de um programa integrado de comunicação e responsabilidade social, visando intermediar as relações entre o empreendedor, os executores da obra, as administrações públicas dos diversos níveis, as comunidades envolvidas, os usuários e a população como um todo.

Hendryo André e Gislene Almeida (especial para o projeto G-Pontes)
Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário