segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

G-Pontes promove oficina com professores em Três lagoas

Atividade discutiu currículo e questões relativas ao Meio Ambiente com educadores da região

Professores do município de Três Lagoas participaram, nos dias 06 e 07 de fevereiro, da oficina “Educação Ambiental: Currículo e Cultura”, coordenada pela professora do Departamento de Teoria e Prática, Sonia Haracemiv da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A oficina faz parte do projeto G-Pontes e teve como objetivo a discussão da educação ambiental no currículo e no planejamento das aulas durante o ano letivo.

Cerca de 130 professores participaram da oficina
 "Educação Ambiental: Currículo e Cultura" (Foto: Daiana Oliveira)

O projeto está inserido no Programa de Gestão Ambiental desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná na BR-262, entre as cidades de Castilho, no estado de São Paulo, e Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul.

A oficina visa capacitar os professores subsidiando-os para as práticas ambientais educativas. “É uma orientação extremamente necessária a nós, pedagogos, e os conteúdos de educação ambiental devem ser passados de forma clara aos alunos”, defende a pedagoga, Maria Eloísa, da Escola Antônio Camargo Garcia.

As atividades contaram com a participação de cerca de 130 professores, dentre os que trabalham no Ensino Fundamental e Infantil e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes tiveram atividades teóricas e práticas, usando materiais elaborados pelo ITTI-UFPR, como um CD com diversas músicas relacionadas ao Meio Ambiente e um material de apoio com explicações sobre o trabalho de sensibilização ambiental e conteúdos a serem usados na sala de aula.

Além desses materiais, foi também utilizado um jogo produzido pela equipe do programa com espécies de peixes em extinção e suas características principais. Foram associadas essas espécies aos acontecimentos ambientais da região e esse jogo poderá ser usado com os alunos em sala de aula.

A ministrante da oficina, professora Sônia Haracemiv, destacou o nível de aprofundamento de discussão entre os participantes. “A criatividade e o nível crítico dos participantes é muito bom, atendendo aos objetivos propostos e pode-se ver leituras inéditas dos impactos ambientais”, relatou a professora. 


PEA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um dos 13 programas socioambientais que são desenvolvidos pelo G-Pontes nos municípios de Três Lagoas (MS) e Castilho (SP). Tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos à comunidade em geral, aos trabalhadores da obra e aos profissionais da educação.  

Para possibilitar a sensibilização ambiental de todos os envolvidos busca-se desenvolver uma capacitação continuada, instigando junto ao público um permanente processo de reflexão, autoanálise, mudança de atitudes e de valores, bem como a incorporação de práticas de educação ambiental no seu cotidiano.


Giovanna Jambersi, com informações de Daiana Oliveira
Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br

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