quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Emissão de ruídos é monitorada na Ponte do Rio Paraná


A medição foi uma das atividades realizadas pela Supervisão Ambiental na BR-262/MS/PR essa semana


Dando continuidade às atividades na Ponte sobre o Rio Paraná na BR-262, o técnico ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Instituto de Infraestrutura e Transportes (ITTI), Marcos Leite, se reuniu essa semana com a diretora de Preservação, Licenciamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas, Ana Paula Mendes Lima, para discutir pontos específicos da construção da Ponte sobre o Rio Paraná. Leite também fez uma visita a área em que ocorrerá o plantio compensatório da obra.

Foi realizado ainda o trabalho de monitoramento de ruído que é exigido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e que tem periodicidade trimestral. A partir deste monitoramento é avaliado se a poluição sonora gerada pelas obras está dentro dos limites de ruído permitidos. Na atividade  foram avaliadas as áreas que envolvem a obra da Ponte sobre o Rio Paraná, como canteiros de obras e os acessos.  Os resultados do monitoramento serão divulgados em janeiro.

G-Pontes
O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.


ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.


Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário