terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Supervisão ambiental é realizada na BR-262/MS

Técnico ambiental da UFPR/ITTI vistoria a obra da ponte sobre Rio Paraná periodicamente

Ponte sobre o Rio Paraná irá ligar São Paulo ao Mato Grosso do Sul
Minimizar os impactos negativos relacionados ao meio ambiente é uma ação exigida pelo IBAMA. Para isso, o técnico em supervisão ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcos Almeida Leite, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) está há uma semana supervisionando, diariamente, o canteiro de obras e a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262/MS, entre os municípios de Castilho/SP e Três Lagoas/MS.


Durante o horário de atividades da obra, no turno da manhã e da tarde, Marcos faz a supervisão, registrando com fotos as ocorrências no entorno do empreendimento. Entre as atividades realizadas estão a supervisão dos coletores de resíduos, uso dos equipamentos de segurança pelos trabalhadores e sinalização adequada. Durante a supervisão também são checadas as áreas do canteiro de obras, se há banheiros próximos às atividades dos trabalhadores, além de verificar o andamento da obra.

A supervisão ambiental é realizada periodicamente por técnicos e engenheiros ambientais do projeto da Gestão Ambiental da “Ponte do Rio Paraná – Uma construção de todos nós”.

G-Pontes
O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente o ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

ITTI
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Esta publicação foi produzida no âmbito da Gestão Ambiental da Ponte do Rio Paraná – Uma construção de todos nós, BR-262/SP/MS, como medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário