quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ONG GAPAC recebe orientações sobre a saúde do homem


O Grupo de Apoio e Prevenção à Aids de Castilho (GAPAC) esteve reunido com o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, durante 4 horas, para discutir a saúde voltada ao homem.

Devido ao crescente índice de casos, o câncer de pênis foi um dos temas solicitado pela ONG GAPAC, que foi orientada quanto às principais causadas da doença, sintomas e, principalmente, como evitá-lo.

A transgênia ainda é motivo de preconceito, em sua maioria, sofrido pelas crianças e também foi um dos temas abordados durante a oficina, com enfoque nos homens. O vídeo “Minha vida em cor-de-rosa” do diretor Alain Berliner, lançado em 1997, foi exibido e conta a história de um menino francês que acredita ser uma garota e passa a se vestir apenas com roupas femininas. O filme retrata os preconceitos vividos por ele e pela família . “Este vídeo foi apresentado para que a transexualidade pudesse ser discutida bem como a questão do preconceito. A discussão do grupo ocorreu em torno da ocorrência/natureza da transgênia, se essa se é uma condição natural humana ou se o meio social influencia o transgênero”, explica a gerente do PEA, Danielle Tortato.

GAPAC
Os membros da ONG são multiplicadores dos conhecimentos sobre prevenção de DSTs, uso de drogas e atuam na comunidade em geral. A GAPAC possui uma sede que está sempre aberta para tirar dúvidas da população, além de estar presente em eventos do município para disseminar informações sobre o combate de doenças sexuais.

PEA
O PEA é um dos 13 programas socioambientais que são desenvolvidos pelo G-Pontes, um projeto de gestão ambiental que ocorre em paralelo à construção da nova ponte sobre o Rio Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário