quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Trabalhadores da Ponte são orientados sobre dermatoses


Na atividade do Programa de Educação Ambiental (PEA) do mês de setembro, os trabalhadores da Ponte sobre o Rio Paraná receberam informações sobre as dermatoses ocupacionais, que são lesões que atingem os trabalhadores durante o exercício da função profissional.

Trabalhadores receberam orientações sobre os sintomas e principais causas das dermatoses

A gerente do PEA, Danielle Tortato, explicou aos participantes que as dermatoses são causadas principalmente quando o trabalhador entra em contato com produtos, superfícies, temperaturas muito altas ou baixas, e animais, que causam irritação e alergia na pele. Os principais sintomas da doença são: vermelhidão, descamação, inchaço, inflação, queimaduras, entre outras características.

Segundo Danielle, as dermatoses podem ocorrer, por exemplo, pelo uso de uniformes sujos ou uso constante de botas de borracha sem a higiene adequada, o que podem causar micoses. “As causas variam muito, por isso, o trabalhador deve estar atento. Ele deve prestar atenção quando e porque os sintomas pioram e informar, imediatamente, o responsável do setor”, ressalta da bióloga.

Ela explica que muitos trabalhadores podem ter dermatose ocupacional, mas não prestam atenção aos sintomas logo no início, o que dificulta a identificação da causa e do tratamento. “Tratamos desse tema justamente porque muitos trabalhadores não associam o problema na pele ao trabalho. Aqui reforçamos a importância de se utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), além de comunicar o supervisor em caso de alguma alteração na saúde”, comenta Danielle.

Além de receberem as orientações durante o café da manhã no refeitório da obra, os trabalhadores ganharam um folheto com as principais informações repassadas durante a atividade. O PCS ainda fixou informativos maiores nos principais locais de circulação dos trabalhadores no canteiro de obras.

Clique no folder e confira as informações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário