segunda-feira, 24 de março de 2014

UFPR/ITTI e Secretaria de Educação de Três Lagoas/MS definem calendário de trabalho

As atividades que os professores da rede municipal de ensino de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, irão desenvolver junto com o Programa de Educação Ambiental (PEA), do projeto G-Pontes, já têm data definida. Elas irão começar no dia 15 de abril e devem ser finalizadas na segunda quinzena do mês de novembro.



O calendário foi ajustado em reunião entre a gerente do PEA, Danielle Tortato, e o coordenador de programas e projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas.

Este trabalho conjunto faz parte da segunda etapa da oficina de fotografia ministrada pelo PEA e que teve início em 2013. Nesta fase, cerca de 130 professores irão participar da atividade e irão elaborar sequências didáticas com base na oficina como forma de agregar novos instrumentos de ensino em sala de aula.

A proposta é desenvolver um material interdisciplinar como foco em questões ambientais, já que é possível trabalhar química, geografia, matemática e outras ciências, atreladas ao mesmo objeto.

Oficina
A oficina de fotografia foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)/ Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Christiane Gioppo, no decorrer de 2013 e propôs o uso da fotografia em sala de aula com caráter educativo.

As aulas foram dividas entre teóricas e práticas e o trabalho resultou em uma exposição realizada entre os dias 27 e 29 de novembro do ano passado, em Três Lagoas, que reuniu fotos feitas por professores e alunos de 17 escolas e 14 Centros de Educação Infantil (CEI) do município.

As fotos selecionadas serão registradas em livro, acompanhadas por textos elaborados pelos participantes e que foram produzidos especialmente para a publicação.

O projeto é idealizado pelo ITTI com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), como um trabalho de compensação ambiental pela obra da nova ponte que liga Castilho à cidade de Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul.

Programa de Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um importante instrumento para a implantação de empreendimentos rodoviários, ferroviários e hidrovias que, de alguma forma, afetem o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações. O PEA possibilita ao indivíduo e à coletividade se perceberem como sujeitos sociais capazes de compreenderem a complexidade da relação sociedade-natureza, agindo em prol da prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário