terça-feira, 29 de abril de 2014

PEA e Colônia de Pescadores Z-03 realizam primeiro encontro em Três Lagoas

Foi realizada nesta terça-feira (29), a primeira reunião entre integrantes da Colônia de Pescadores Profissionais Z-03, de Três Lagoas, e o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto G-Pontes, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). 


A parceria foi firmada recentemente e no primeiro encontro, a gerente do PEA, Danielle Tortatto, ouviu os pescadores sobre as necessidades locais relacionadas à Educação Ambiental.

Segundo Eduardo Aparecido Gomes, vice-presidente da Z-03, os pescadores vem enfrentando muitas dificuldades com relação à poluição da água do Rio Paraná e a proliferação das Elodea, uma planta aquática conhecida também como Rabo de Gato. “Esses dois elementos estão atrapalhando nosso trabalho, que é extrativista. Tanto a poluição quanto a alga estão fazendo com que os peixes diminuam na região”, explica.
Cerca de 40 pescadores participaram do encontro realizado na sede da colônia.

No próximo encontro, agendando para maio, a gerente do PEA irá apresentar os impactos ambientais expostos no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). O estudo foi feito como procedimento padrão para o licenciamento ambiental da construção da Ponte sobre o Rio Paraná, empreendimento no qual o Instituto é responsável pela Gestão Ambiental. No encontro também será apresentadas e discutidas formas de controle e manejo da Elodea.

Para Gomes é importante que os pescadores conheçam todas as variáveis que envolvem a atividade e que influenciam a pesca na região, inclusive a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário